Muitas mulheres sofrem com o surgimento de manchas na face, mais conhecidas como melasma, que sao complexas de se tratar e que frequentemente reaparecem, o que chamamos de rebote.
O melasma é uma condição clínica que sofre influência genética, hormonal (é comum na gravidez) e da exposição ao sol e à luz.
Quando é recente, costuma ser restrito à epiderme (a camada mais superficial da pele), mas também pode ser mais complexo de tratar, nos casos em que é dérmico (os depósitos de melanina ocorrem na derme superficial e profunda) ou misto.
Mas, qual tratamento funciona mesmo? Antes de saber a resposta, saiba que o filtro solar não utilizado ou utilizado incorretamente é a causa principal do rebote, e que qualquer tratamento exigirá que o uso do filtro solar seja regular, de 3/3h, inclusive quando estiver em casa, exposto à luz fria ou qualquer luz visível, que também agrava o melasma. Sabia que até o vapor de forno e sauna inflamam a pele e agravam o melasma?
Agora o principal: sim, existem tratamentos que funcionam! No momento nossos melhores resultados se dão com o uso de skinsavers clareadores veiculados na pele por dermoinfusão (técnica de #stamping), e o queridinho Fotoage, tratamento de diodo de alta densidade e de baixa potência, que também lança mão de princípios ativos veiculados na pele antes, através de peeling #fotoativado. São tratamentos leves (baixo risco de rebote) e de alta eficácia, que não afetam EM NADA a rotina do paciente, que pode ir trabalhar sem ter que esconder nada.
Eles também podem ser combinados a outros peelings e tipos de microagulhamento, o procedimento que deixar a paciente mais confortável em repetir ou alternar.
Se você se identificou com estas informações ou quer saber mais, estou a sua disposição!
Dra Ana Carolina Rocha
CRM-DF 52482
Médica, mestre, doutoranda (UFG) em preenchimentos