Aproveitando que a Juliette trouxe à pauta este tema, eu te pergunto: Você também notou afinamento dos fios, uma queda que aparece pouco no banho, mas que, de repente, te fez notar um certo “brilho” e/ou área rarefeita no couro cabeludo? Neste post quero falar especificamente da alopecia androgenética, ou calvície.
Ela vem de fininho, vai miniaturizando os fios gradual e persistentemente, até que um dia eles mal conseguem se sustentar em sua base, de tão delgados (tal qual lanugem de bebê). Corra! Calvície é progressiva e você não consegue engrossar o fio quando chega a este grau, então tem que ao menos controlar, tratando para o resto da vida. Isso porque a questão é causada por sua genética e pelos hormônios masculinos (andro), então são questões constitucionais suas que te acompanharão ao longo da vida, e, pra piorar, seu couro cabeludo possui receptores mais ativos à ação deste hormônio masculino (5-De-hidro-testosterona ou 5-DHT), então se não tratar vai ficar careca, infelizmente… Ela se apresenta de formas diversas no homem, e na mulher obedece um padrão “em árvore de natal” (ou triângulo) a partir da testa, mas pode ocorrer de forma difusa. E possui alguns agravantes: hipotireoidismo, eflúvio telógeno (queda de origem emocional, infecciosa ou nutricional), dietas e doenças de modo geral.
Você pode se beneficiar de diversos tratamentos se deseja tratar o problema (assista e leia sobre todos no último post sobre), mas se deseja aplacar o problema tem que tratar a causa de forma persistente ao longo da vida, combinando um tratamento bem específico para este tipo de queda, com outros mais “democráticos”, conforme sua disponibilidade de tempo, recursos e urgência para tratar.
Quer saber os protocolos que mais têm dado resultado para calvície hoje em dia? Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas, faremos um diagnóstico preciso e em seguida um tratamento individualizado.
Sobre Dra Ana Carolina Rocha
CRM 28542-DF
Médica, mestre e doutoranda em preenchimento (UFG), formação em Dermatologia pela Academia Brasileira de Dermatologia – ABD e mais 4 pós-graduações, Fellow internacional do Texas Institute of Dermatology – San Antonio – TX – EUA.
Palestrante internacional premiada pela International Society of Dermatology em 2017.