Como saber que tratamento posso fazer para rejuvenescer sem aparentar que fiz alguma coisa?
Esta pergunta é recorrente em todos os consultórios. Na verdade, quanto mais se respeitar a indicação do que o paciente precisa, sem conduzir nenhum tratamento desnecessário, melhores os resultados. Por isso, o médico precisa, não apenas ter um “bom senso”, mas um senso estético (e até artístico, julgo eu).
Ademais, quanto menos invasivos os procedimentos (menos cortes), quanto mais seguros os biomateriais empregados, e quanto melhor a técnica, maior a chance de se atingir resultados naturais. Para pacientes que têm verdadeiro pavor de preenchimentos, por acharem que ficará ruim ou algo dará errado, a questão pode ser simples.
Que tal ir por etapas? É importante respeitar o “momentum” do paciente. Por outro lado, todo paciente em busca de rejuvenescimento deve procurar tratar todas as camadas da pele. O uso combinado de lasers pode atingir cada uma eficazmente, é capaz de aumentar a produção de colágeno e gerar resultados naturais_sem interferir com volume.
O paciente geralmente se programa para X sessões anuais dos lasers e obtém resultados exponenciais. O menor combo que recomendo é com os lasers de CO2 ou érbio fracionado com ultrassom microfocado. Assim, pode-se melhorar a superfície, tratando a epiderme, poros, manchas etc, mas também dar uma “esticadinha” nos músculos, que se hipercontraem promovendo um lifting 3 meses após o ultrassom microfocado (também conhecido como HIFU, Ulthera, Ultraformer ou Ultraskin).
Inclusive, tais lasers (e outros, como o transmucosa, o microagulhamento robótico…) podem ser feitos numa mesma sessão ou sequencialmente.
O próprio paciente, que antes era “averso a procedimentos”, começa a desfrutar dos resultados e se apaixonar pela nova pele que vai adquirindo, e pelos “anos” que vai ganhando com os tratamentos. O paciente adquire confiança e passa a, ele mesmo, buscar os tratamentos de reestruturação volumétrica da face, ou harmonização facial (também conhecidos como Beautification ou 3D Lift ou Lifting dos 8 pontos ou MD Codes ou MAP).
Quando ele busca, finalmente, os bioestimuladores de colágeno, ele vai se rendendo para novas formas de resgatar a produção de colágeno do organismo e de frear a perda de volume facial, que nos deixa com aspecto tão cansado e derretido ao envelhecermos.
Saiba mais sobre o combo de lasers que pode ser seu passo inicial de cuidados preventivos do envelhecimento natural.
Por dra Ana Carolina Rocha
Médica, autora, speaker GetFit4Life
Fellow of Texas Institute of Dermatology, Doutoranda (UFG) em preenchimentos
Mestre (UFG) em lúpus