Quais são as vantagens de se fazer procedimento estético no inverno?

1. Para quem opta em fazer procedimento de preenchimento com ácido hialurônico, existe diferença entre fazer no Inverno e no Verão? Porquê? Seja qual for o preenchimento, quando feito no inverno, a cicatrização ocorre mais rapidamente. Isto porque: No verão, os vasos ficam mais dilatados e, assim sendo, os orifícios de entrada também, o que contribui para uma cicatrização um pouco mais lenta e mais propensa a edema. No frio, os vasos estão comprimidos, o que controla um pouco o processo inflamatório. Ademais, a preocupação constante com o uso de filtro solar no verão pode obstruir os orifícios de entrada do preenchimento, predispondo a infecção. E, por fim, a exposição solar, que é bem mais intensa no verão, pode favorecer manchas (nos locais de eritema ou hematoma pós-procedimento), por isso os cuidados durante o verão devem ser maiores.
2. E no caso de Bioestimuladores, realizar o procedimento durante o Inverno contribui de alguma forma? Na verdade todos os preenchedores são bioestimuladores de colágeno, embora o ácido hialurônico induza uma neocolagênese menos complexa e menos duradoura que os preenchedores denominados bioestimuladores. E os cuidados são os mesmos, pois todos os preenchedores são corpos estranhos que serão implantados no organismo através de procedimentos minimamente invasivos, com criação de pertuitos de entrada e pequenos traumatismos pelo uso da cânula ou agulha.

3. Como a pele facial normalmente reage ao frio do nosso país? A pele possui função termostática, regulando a dissipação de energia térmica ao ambiente. No ambiente frio, a pele se torna uma casca isolante, controlando a perda térmica para que seja o mínimo possível. Nós também tentamos aquecer a pele para reduzir a sensação de frio, através de banhos quentes. Com eles, lá se vai o nosso manto lipídico protetor, uma barreira de proteção natural que mantém a pele hidratada e protegida contra germes e estresse mecânico. A perda deste manto forma “gaps” na camada mais superficial da pele, permitindo que a água escape (desidratação cutânea) e permitindo que agentes irritantes penetrem. Por isso as irritações da pele e dermatites são frequentes nesta época do ano, sobretudo por conta dos banhos quentes. As regiões de pele mais fina, como pálpebras e lábios, geralmente são as áreas do corpo que mais ressecam nesta época.

4. É verdade que a recuperação da pele após um procedimento estético facial é mais rápida no Inverno? Sim, é verdade, pois os poros estão mais fechados e a circulação está um pouco mais constrita.

5. Fazer um procedimento estético facial durante temporadas de baixa temperatura faz com que o processo seja menos dolorido? Não, a dor não sofre influência das estações do ano. Cada indivíduo possui um limiar da dor particular, e questões inflamatórias, hormonais, medicamentosas e de estresse podem interferir agravando-a.

Sobre Dra Ana Carolina Rocha
CRM 28542-DF

Médica, mestre e doutoranda em preenchimento (UFG), formação em Dermatologia pela Academia Brasileira de Dermatologia – ABD e mais 4 pós-graduações, Fellow internacional do Texas Institute of Dermatology – San Antonio – TX – EUA. 
Palestrante internacional premiada pela International Society of Dermatology em 2017.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn