A proporção da beleza: Golden Ratio ou Golden Rule

golden-ratio dra ana carolina rocha a proporcao da beleza

Desde Leonardo Da Vinci, sabemos da importância da proporcionalidade na estética. Para falar a verdade, acredito que todos aqueles que dominam o senso estético, entendem, consciente ou inconscientemente, a lei da proporcionalidade. Estou falando de algo que já citei em alguns vídeos e aulas sobre preenchimento, e se chama.

Esta regra, citada por Da Vinci, se chama Golden Rule, Golden Ratio ou Phi. Ela explica que, algo com a proporção de 1 para 1.618 é belo, ou seja, esta é a fração da beleza que encontramos nas pessoas, obras de arte e na natureza. Por isso utilizamos muito os “calipers” ou compassos, para medir e equalizar a face ao realizar procedimentos estéticos, desta forma tentando simetrizar ou harmonizar a face do paciente.

É claro que não é tão simples quanto parece, algumas depressões e angulações da face merecem mais do que uma abordagem de tratamento, mais do que um tipo de preenchedor ou bioestimulador de colágeno, e revisões são necessárias para se aprimorar o resultado e terminar com aquele “final touch” ou acabamento ideal.

Outras formas de se avaliar a proporcionalidade da face pedem subdivisões em terços horizontais e verticais, avaliações do perfil, em que medimos a fronte, as angulações do nariz (acima e abaixo), bem como a relação do queixo com a papada. E ainda assim, uma avaliação final tem suma importância: a tridimensional, que deve ser coletada em vídeo, com o paciente se movendo a 180 graus.
Mas para que serve tudo isso? Bom, primeiro, porque não são as rugas que nos envelhecem, e sim, a perda de volume por reabsorção de gorgura, colágeno e osso. Com a pele deslizando progressivamente para baixo (com a perda de suporte de estruturas profundas) e o aumento das concavidades, se não endereçarmos todas estas questões, fatalmente o tratamento estará incompleto e o paciente sairá insatisfeito.
É possível tratar apenas uma ruga no rejuvenescimento? Sim, é, mas não isso não é rejuvenescer, e sim, apenas atenuar um dos diversos fatores envolvidos no envelhecimento.
Já quando fazemos este estudo ou avaliação do envelhecimento global do paciente, estamos avaliando todas as perdas importantes para repô-las e atenuá-las pontualmente. Assim, oferecemos um resultado natural (aquele que o próprio paciente vê em suas fotos mais antigas e não sabe explicar o que  o deixava mais jovem). Não conseguimos oferecer tudo isso numa avaliação de 5 minutos, então é importante realizar a uma consulta aprofundada e individualizada para poder atender a todas as necessidades do paciente.
Quais os tratamentos que devemos ter em mente para obtermos resultados naturais e individualizados? É claro que somente o seu médico irá traçar o planejamento ideal para que você alcance esta meta. Mas você pode ter uma ideia do que é importante, como:
Realizar sessões de laser que atuem em todas as camadas da pele, para aumentar colágeno, tratar manchar, retrair excesso de pele, reduzir rugas e fechar poros.
Fios de sustentação: servem para ancorar melhor os tecidos que já se deslocaram para baixo e também para que o seu organismo produza colágeno em torno deles, reforçando este efeito. Muitos fios são necessários para se obter resultados próximos a um lifting cirúrgico, porém, fios associados a outros tratamentos constituem um belo arsenal de tratamento.
Preenchedores e bioestimuladores de colágeno: Estes são realmente o carro-chefe dos tratamentos para enrugamento, aspecto de fadiga e “derretimento” da face, bem como tratamentos para flacidez corporal. Servem para harmonizar, como para corrigir de pequenas a grandes imperfeições. Podem ofertar resultados como o “top model look“, aumento e projeção de queixo ou de mandíbula, correção de testa irregular, rinomodelação (correção de nariz sem cortes), dentre outros.
Agende sua consulta e tire suas dúvidas para saber se algum destes tratamentos é o ideal para você.
Por:

Ana Carolina Rocha

Médica, fellow of Texas inst of Dermatology
Doutoranda em preenchimentos (UFG), mestre em lúpus (UFG)
Ex-profa de dermatologia e preceptora PUC-GO
Speaker e autora de livros em saúde para GetFit4Life
CRM 13191 GO/ 25482 DF

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn