
Nefertiti Neck Lift: uma técnica de rejuvenescimento que busca acentuar a demarcação da mandíbula, inspirado nos traços de um grande ícone da beleza na história mundial, a rainha egípcia Nefertiti. Ela possuía um pescoço alongado e a mandíbula e o queixo perfeitamente demarcados, o que fizeram dela um símbolo de beleza, assim como outros de seus traços (como maçãs do rosto também anguladas).
A técnica lança mão de toxina botulínica, mas num tipo de aplicação bem diferente da convencional. As aplicações são na mandíbula e nas bandas do músculo do pescoço chamado platisma: o intuito é relaxar a porção depressora deste músculo, reduzindo a tensão do mesmo e suavizando todo o contorno mandibular, sem cirurgia.
O procedimento, embora de vanguarda, também tem se destacado lá fora nos congressos, pelas mãos de nós, brasileiros (que costumamos liderar as técnicas de vanguarda em Cosmiatria); e o destaque fica para a dermatologista dra Ada Trindade, que já fez algumas publicações sobre o assunto, dissecando suas técnicas e comprovando eficácia e segurança.
O procedimento é tão simples e rápido quanto à aplicação de toxina botulínica pra terço superior da face, e requer um exame da função motora destes músculos prévio à aplicação.
Por dra Ana Carolina Rocha
Médica, autora, speaker GetFit4Life
Fellow of Texas Institute of Dermatology, Doutoranda (UFG) em preenchimentos
Mestre (UFG) em lúpus