Alguns dias atrás, foi publicada na mídia uma matéria muito interessante sobre a melatonina no combate ao novo coronavírus. Conhecida como o “hormônio do sono”, ela atua, na verdade, em todo o corpo. Em um estudo científico, encontrou-se que a melatonina produzida no pulmão atua como uma barreira contra o coronavírus. A descoberta, realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), sugere-nos um fator protetor que pode estar por trás do enigma de algumas pessoas não se infectarem ou não apresentarem sintomas da Covid-19, mesmo se infectados. O achado preliminar pode abrir caminho para o uso de sprays nasais à base de melatonina (se brincar, dá até um soninho, rsrs…). Mas também seriam necessários novos estudos para comprovar tal eficácia.Bom, de volta ao estudo citado (Fernandes et al, Melatonin Research, 2021), constatou-se que a melatonina produzida nos pulmões realiza realmente uma barreira contra o vírus, impedindo que o patógeno entre no epitélio pulmonar, ative o sistema imunológico e que sejam produzidos anticorpos.
Isso é muito interessante, pois neste estudo também se conclui que a melatonina poderia impedir a entrada de outros vírus respiratórios, como a Influenza.
Somente em relação à COVID já são cerca de 20 estudos sobre melatonina e sua associação sendo realizados no momento.
Incrível esse tema de MELATONINA, não é mesmo? Este hormônio realmente tem inúmeros benefícios, e é queridinho aqui no consultório, sabe por quê? Alguns pacientes com indicações específicas para a pele e inclusive cabelos estão se beneficiando muito do seu uso tópico, justamente devido às novas descobertas quanto ao seu uso (e isso gerou uma super curiosidade em uma das minhas lives).
Quer saber mais sobre estes tratamentos? Coloque nos comentários e nos próximos posts falaremos mais sobre como a melatonina pode auxiliar nos seus resultados.
Procure um médico e busque sempre um tratamento individualizado, desenvolvido especialmente para as suas necessidades, que entenda de formulação e interações medicamentosas. Abraços!
Dra Ana Carolina Rocha
CRM-DF 52482
Médica, mestre, doutoranda (UFG) em preenchimentos