Medicina Ayurvédica

02_1_3-Fitoterapia-Ayurvédica

Lembra quando falei sobre minha imersão na medicina ayurvédica, este sistema de saúde milenar vindo da Índia? Pois é. Tenho desde o início da carreira um apreço pela fitoterapia (este foi meu 1o curso após me formar, quando ainda fazia estágio em dermatologia na Santa Casa do RJ) e sempre a aliei à tecnologia para obtenção de maiores resultados em absorção cutânea e bem-estar. Em especial, emprego muito a nanotecnologia (ramo que otimiza a absorção de ativos pela pele) associada à fitoterapia no meu cotidiano de tratamentos. Foi assim que criei minhas melhores fórmulas, tanto para pacientes quanto para a indústria (sou consultora de R&D da indústria cosmeceuticals desde 2005).

Este ano, os conhecimentos em Ayurveda a partir dos cursos de alimentação funcional e prescrição fitoterápica ayurvédicas, vieram no sentido de buscar um PLUS para os meus tratamentos, sobretudo para ajudar os meus pacientes a encontrarem ACOLHIMENTO e MEMÓRIAS AFETIVAS em meus tratamentos. De tudo que vivenciei até hoje, nunca estive tão certa de que as pessoas estão precisando disso, sabe? Se sentirem acolhidas, sentirem afeto, sentirem aromas que as remetem à infância. É aliar resultados com bem-estar.

Estudando formas de restabelecer o bem-estar físico e emocional dos meus pacientes, estou aliando estas tecnologias e trazendo um tratamento mais intimista e individualizado ainda, com essa nova forma afetiva que apenas colabora para as tecnologias que temos hoje… O legal da Ayurveda é uma visão ampla e holística do paciente, que me permite enxergar melhor seu temperamento (e até a disciplina para seguir o tratamento home care), ou quais fragrâncias, texturas e “temperatura” de dermocosmético é o mais adequado para ele. Ou seja, para pacientes irritadiços e sudoréicos, é claro que não prescreverei ativos que esquentam… Para pacientes indisciplinados, devo buscar resultados e bem-estar nos tratamentos em consultório, pois é claro que os cremes de casa ele irá abandonar….E pra complementar, oriento sobre chás, cuidados com horários, alimentação, hidratação, auto-cuidado, antiinflamatórios e adaptógenos botânicos, e outros que podem ajudar de forma bem particular o paciente a atingir os seus objetivos. Vou começando por aqui e deixando vocês curiosos sobre essa busca por equilíbrio e harmonia entre corpo, mente e alma que a filosofia de vida Ayurveda pode nos trazer, complementando nossos tratamentos da medicina alopática…

Agora me diz, você já tinha ouvido falar sobre a fitoterapia ayurvédica, ou da medicina ayurvédica? Conhece pessoas que seguem esta tradição milenar, seja na dieta ou tratamentos? Conta pra mim o que você acha…

Sobre Dra Ana Carolina Rocha
CRM 28542-DF

Médica, mestre e doutoranda em preenchimento (UFG), formação em Dermatologia pela Academia Brasileira de Dermatologia – ABD e mais 4 pós-graduações, Fellow internacional do Texas Institute of Dermatology – San Antonio – TX – EUA. 
Palestrante internacional premiada pela International Society of Dermatology em 2017.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn