LIPEDEMA

newpost-1

Não confunda celulite com Lipedema!

Algumas pessoas (sobretudo mulheres) têm uma certa tendência a engordar somente as pernas, já reparou? Existe uma condição clínica que muitas vezes não é diagnosticada, ou leva até 15 anos pra ser, mas estudos apontam já incomodar a partir dos 16 anos de idade. O problema se chama LIPEDEMA, e ocorre com dor, inchaço, sensibilidade e hematomas frequentes (há um transtorno vascular envolvido, com drenagem linfática prejudicada.


Um estudo alemão revelou prevalência de hipotireoidismo (35,9%) e depressão (23%) superior à prevalência média na população.

Por se tratar de uma condição clínica que cursa com baixa qualidade de vida (o problema incomoda as pacientes constantemente) e de forma crônica, o tratamento deve ser realizado de forma multidisciplinar, envolvendo vários especialistas, e com manutenções recorrentes.

Abro um parêntese para lembrar algo que digo a todos os pacientes com queixas de gordura localizada (mesmo em face ou papada): o problema tem predisposição genética e tende a se arrastar cronicamente, portanto, nenhum tratamento oferecerá resultado definitivo. Mesmo lipoaspiração merece tratamentos de manutenção.

Assim como nos casos de celulite, mesmo se alcançando os resultados esperados, a manutenção é importantíssima, pois fatores genéticos, hormonais e ligados à replicação do tecido gorduroso fazem o problema voltar.

Você possui esse problema? Conte comigo, eu posso te ajudar.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn