Muitas pessoas ficam confusas quando falamos sobre laser, seja pra rejuvenescimento, tratamento de cicatrizes, poros ou manchas. Na verdade existem diversas tecnologias e marcas disponíveis para diferentes indicações, mas vou tentar passar um breve “resumo” dos mais frequentemente utilizados.
Se a queixa é vascular, sejam vasinhos na face ou no corpo, olheiras, hematomas crônicos, ou lesões como angiomas e lago venoso, a indicação é de Luz Intensa Pulsada (ou LIP), que atua coagulando e comprimindo vasos.
Para manchas, tatuagens e melasma entra o Q-Switched, que também é excelente para micose de unhas.
Para tratar rejuvenescimento, poros e cicatrizes, é importante lançar mão de um laser fracionado, podendo ser: CO2, Érbio, radiofrequência (RF) microagulhada (ou microagulhamento robótico). Estes 3 costumam penetrar até na derme superficial; porém, a RF microagulhada vai um pouco mais fundo, uma vez escolhendo-se a profundidade ideal das agulhas.
Complementarmente, pode-se usar o ultrassom microfocado (HIFU ou Ulthera ou Ultraformer ou Ultraskin), que, de todos os tipos de lasers, é o que penetra mais profundamente, criando focos de coagulação e contração nos músculos, conferindo firmeza e efeito Lifting (facial, corporal e até mesmo genital).
Outro laser é indicado para tratamento de rugas em torno da boca, melhorando também a parte motora e funcional da mesma (pós Cirúrgico, pós-queimadura, fibroses…), é o Nd:YAG transmucosa. Este é um laser de baixo dano térmico e pode ser feito em diversas funções. É importante também para trabalhar a parte funcional da região em torno da boca, que envelhece apresentando um aspecto ruim.
Dúvidas frequentes:
1- Os lasers podem ser combinados? Sim. Muitas vezes, num mesmo dia, se necessário.
2- Pessoas com herpes de repetição podem fazer? Sim, algo que exemplifica a importância da consulta prévia: estes pacientes devem iniciar uma profilaxia ao herpes antes da sessão.
3- Crianças e adolescentes podem fazer? Se houver indicação e não houver contraindicação, sim. Inclusive, em clínicas e hospitais do mundo todo se fazem lasers para tratamento de nevos e angiomas em Cças, mesmo bebês.
4- O laser irá alterar a minha fisionomia? Não. O laser melhora a espessura da pele, contrai poria, reduz a profundidade e extensão de rugas e melhora o viço da pele. Alguns chegam a volumizar discretamente por aumentarem muito a produção de colágeno, mas é algo que só se percebe em termos de espessura e elasticidade.
5- Não tenho tempo, e gostaria de fazer o máximo de lasers em um só dia para otimizar o número de sessões por ano. É possível? Sim. Tanto que um dos nossos tratamentos mais buscados é o Total Lift, que associa num só dia ultrassom microfocado, érbio fracionado, transmucosa e RF Microagulhada. Para este combo, o paciente se prepara para apenas uma sessão por ano.
6- É possível fazer preenchimento e laser num só dia? Depende do paciente e da indicação, e, portanto, somente o médico pode lhe assegurar se é o seu caso.
7- Ouço falar que melasma piora com laser. É verdade? O melasma é uma condição clínica crônica e progressiva que merece tratamento para o resto da vida, mesmo que o paciente obtenha 100% de resultado em um tratamento. O que pode ocorrer é ele voltar por descuido com filtro solar e exposição à luz (mesmo em casa), sobretudo no período pós-tratamento, em que a pele fica mais sensível, e geralmente está vermelha. Há formas de se prevenir essas manchas, porém, se mesmo assim elas aparecerem, também têm tratamento.
Por dra Ana Carolina Rocha
Médica, autora, speaker GetFit4Life
Fellow of Texas Institute of Dermatology, Doutoranda (UFG) em preenchimentos
Mestre (UFG) em lúpus