Harmonização Facial: o que é?

harmonizacao facial dra ana carolina rocha

Como podemos suavizar a perda de volume e o aspecto de cansaço próprios do envelhecimento, de forma natural?

👉Geralmente, quando vemos resultados assim, sabemos que a paciente está em boas mãos, não fez cirurgia desnecessariamente e cuidou de forma preventiva, isto é, substituindo, pontual e homeopaticamente, a perda de gordura e colágeno por preenchedores e bioestimuladores de colágeno. Existem várias formas de se analisar a face em envelhecimento, como o algoritmo MD-Codes, o MAP, o guia do 8-Point Lift e a técnica de Nácul (fundador da bioplastia e da primeira abordagem de harmonização facial no mundo).

👉Pois bem, antes de priorizar qualquer uma delas, posso dizer que acho essencial a todo médico cosmiatria que:

1- domine anatomia e seus riscos;

2- saiba tratar complicações (embora raras, da ordem de 1,5% dos casos em preenchimentos, elas existem);

3- conheça todas as técnicas disponíveis;

4- utilize a mais propícia para cada tipo de face, arcabouço ósseo e perda de volume que o paciente apresentar.

👉Por exemplo, a maioria dos cursos por aí não explica coisas que só vemos com anos de prática. Rostos de homem feminilizado, por exemplo, e de mulher masculinizado, como tratar? Esta é uma das questões que gosto de abordar nos meus cursos pois acho que a complexidade faz parte do dia-a-dia do médico, e precisamos saber tratar em consultório todos os desafios possíveis.

👉Vira e mexe recebemos pacientes com perda de volume e fotoenvelhecimento que denuncia uma idade 20 vezes superior… Ou síndromes que desgastam o colágeno de forma catastrófica, ou pacientes que sofreram acidente automobilístico e já fizeram 3 ou mais plásticas, mas não houve reposição de volume adequada, tornando a face do paciente disforme, e o estigmatizando muito.

👉Portanto, não basta “conhecer” técnicas, ir em congresso ou curso, mas estudar, saber indicar precisamente, estar “up-to-date” com os últimos estudos e consensos internacionais, usar produtos de primeira qualidade para minimizar riscos, trabalhar com desafios e construir uma rica casuística.

Não preciso nem falar em ética, algo que deve ser inerente e essencial a qualquer médico.
Como conseguimos resultados como o da Maria Fernanda Cândido? Certamente associando ao menos 2 biostimuladores de colágeno (fios, hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona ou ácido poli-l-láctico) com ao menos 2 tipos de ácido hialurônico para regiões estratégicas da face.
👉Mais que apenas repor volume, é preciso saber onde, como, e o que é possível associar para um resultado bem natural. “Ah, dra, mas minha amiga fez X procedimento”. Bom, cada pessoa tem um tipo de pele, de flacidez, de sensibilidade, de coagulação sanguínea, de perda de volume e de rugas no processo de envelhecimento.
Para tratar igualmente, nem mesmo sendo irmã gêmea conseguimos imitar um conjunto de técnicas e resultados de uma pessoa pra outra; cada ser é único, com suas particularidades e tipo de resposta.

Por dra Ana Carolina Rocha

Médica, autora, speaker GetFit4Life

Fellow of Texas Institute of Dermatology, Doutoranda (UFG) em preenchimentos

Mestre (UFG) em lúpus

www.anacarolinarocha.com.br

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn