Dúvidas mais frequentes sobre Toxina Botulínica

botox dra ana carolina rocha

Dúvidas mais frequentes sobre Toxina Botulínica

Quais as perguntas que mais vêm à tona quando o assunto é toxina botulínica?

A campeã é sempre: será que vou ficar com a boca esquisita? Primeiramente, a toxina botulínica não possui, como indicação número um, rugas do terço inferior da face, mas sim, superior. Quando utilizada no terço médio ou inferior da face, deve ser usada com muitíssima cautela e em dosagens ínfimas, de modo a preservar ao máximo a musculatura da região.

A toxina não é aplicada nos lábios. Neste caso, o tratamento realizado é o preenchimento.

Boca “esquisita”

As famigeradas “bocas esquisitas” são resultado de, ou toxina botulínica próximo à boca em dosagem alta, ou de preenchimento labial em excesso. Ambas as situações são facilmente evitáveis, com conhecimento anatômico, de técnica e bom senso estético.

Rosto “congelado”

Outra pergunta que as pessoas trazem muito nos consultórios é: vou ficar com o rosto “congelado”?

A resposta é nao, na maioria dos casos. Se ficar, é porque foi aplicada uma dosagem acima do necessário em músculos do centro da face, fazendo com que os responsáveis pela elevação da sobrancelha se hiper contraiam, elevando excessivamente as sobrancelhas. Este efeito é facilmente corrigido com aplicação nestes músculos, relaxando-os.

Aliás, qualquer assimetria ou efeito indesejado da toxina é facilmente contornável, e o paciente deve sempre retornar para avaliação da aplicação em 15 dias.

Reverter envelhecimento

Por fim, outra dúvida frequente que, se não for bem explicada, pode até mesmo gerar insatisfação: a toxina vai resolver toda a minha queixa de envelhecimento?

Exceto em casos de pacientes muito jovens, a toxina não será capaz de satisfazer o paciente em todos os aspectos do envelhecimento, pois não consegue atuar em todos. Atua apenas no componente muscular, ou seja, nas rugas de expressão.

Para ações de melhora da hidratação e textura, são indicados os skinboosters.

Para preenchimento de sulcos, depressões, olheiras, lábios, têmporas, mandíbulas, queixo etc., e para devolver volume e tridimensionalidade a face envelhecida, deve-se lançar mão dos preenchimentos. Estes, podem ser mais finos, para uso mais superficial (ácido hialurônico), ou mais densos, para modelar e dar sustentação a face ou ao corpo (hidroxiapatita de cálcio\Radiesse ou ácido poli-l-lático\Sculptra).

Procure um médico especializado no assunto – e sério!

Consulte o seu médico e saiba qual o tratamento mais adequado para o seu caso. Esclareça todas as suas dúvidas e opte livremente pelo tratamento que mais lhe agradar.

Como tudo em medicina, quanto mais precocemente você iniciar o tratamento, mais simples ele será realizado e mantido.

Médica, professora, autora, speaker GetFit4Life

Fellow of Texas Institute of Dermatology, Doutoranda (UFG) em preenchimentos, Mestre (UFG) 

www.anacarolinarocha.com.br

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn