Braços Flácidos: causa e tratamento

bracos flacidos dra ana carolina rocha

Braços flácidos atormentam muitas mulheres, sobretudo após os 40 anos. Quais os motivos? Além de déficits hormonais que começam a entrar em cena, como de tireoide, ovários, GH e IGH. Temos também alguns mecanismos de aromatização (conversão da testosterona em estrogênio) aumentando a retenção de líquidos e a propensão à celulite.

Mas tem algo que você talvez não saiba: O hábito recorrente de carregar bolsas e sacolas pesadas causa um encurtamento dos músculos latissimus dorsi, tríceps brachii e teres major. Estes músculos se encurtam pra se protegerem do estresse tensional, gerando inflamação, alterações anatômicas como rupturas, e edemas progressivos ao longo do osso (úmero). Ao mesmo tempo em que o edema é um mecanismo da inflamação pra proteger os músculos do dano, quando frequente, acumula líquido e restos celulares, dificultando ainda mais a circulação e a drenagem linfática desta região. Portanto, somente se exercitar não funciona, pois pode agravar este quadro de desgaste muscular e edema secundário.

Além de treinos específicos para mulheres, é preciso adicionar na rotina drenagens linfáticas, (crio/)radiofrequência de potência de uso médico, e bioestimuladores de colágeno. Estes são: o ácido poli-l-láctico (Sculptra), a policaprolactona (Ellansé) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), num protocolo de ao menos 2 sessões para todos (e ao menos 3 para o Sculptra). Existem outros bioestimuladores de colágeno de excelente qualidade: os fios de sustentação e produção de colágeno, PDO e Sutura Silhouette. Há casos em que não há como garantir que apenas uma modalidade trate o problema eficazmente, e, neste caso, uma combinação de métodos deve ser planejada. Isso porque nunca sabemos a genética da paciente e como ela pode responder ao tratamento, quantos anos ela provocou tal edema e déficit circulatório, enfim, como o microambiente tecidual esta agravado pelo problema. De qualquer forma, o teste cutâneo de flacidez (puxando a pele, como na foto) antes e depois do tratamento são um excelente indício de como o tratamento com bioestimuladores funciona.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn