Hoje é dia mundial da luta contra o lúpus! Como boa pesquisadora do assunto (que foi tema do meu mestrado), aproveito para conscientizar sobre alguns aspectos da doença, que pode ser restrita à pele e sem prejuízo a órgãos internos, ou sistêmica, comprometendo rins e outros órgãos nobres. Portanto, é importante estar em alerta, consultar o dermatologista (em caso de placas avermelhadas em face, com aspecto de borboleta, ou outras lesões avermelhadas) ou o reumatologista, se diante de sintomas de diferentes órgãos.
Selena Gomez e Lady Gaga, já divulgaram que são portadoras desta doença autoimune. A lúpis é um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso, “sem um motivo aparente”, mas com crises a partir das exposições solares. Pode provocar inflamações e lesões em vários órgãos, geralmente afetando o colágeno e outras proteínas em cada um deles.
Infelizmente, não existem maneiras de se prever e nem impedir o aparecimento da doença, que ocorre por predisposição genética. Por ser autoimune, necessita de tratamento que reduza a imunidade do paciente para ser controlada, e isso pode predispor a outras doenças. Pacientes com lúpus são considerados, portanto, grupo de risco para COVID. Quanto mais cedo o lúpus é flagrado, mais fácil fica de frear sua progressão e seus sintomas. O diagnóstico precoce consegue impedir danos importantes de órgãos, por isso, se diante de suspeita, consulte o seu médico o quanto antes.
Dra Ana Carolina Rocha
CRM-DF 52482
Médica, mestre, doutoranda (UFG) em preenchimentos